quinta-feira, setembro 21, 2006

Além fronteiras!

Não é para todos eu sei, é só para quem está morar na Eslovénia e ainda nao tem aulas:D
Pois bem, depois do regresso da Susana para casa(fraquinha:P) decidi antecipar a minha viagem a Budapeste!

7h40 e eu prontinha para embarcar na tão atribulada viagem para a Hungria. Hodoš, 11h41 "change" foram as palavras proferidas pelo revisor. Depois de algumas dúvidas consegui perceber que era o lugar e hora onde teria que mudar de comboio. Tudo pa fora do comboio! turistas e um grupo de hungaros que pareciam aqueles ajuntamentos de emigrantes clandestinos! Todos corridos a autobus para a proxima estação, agora húngara! No meio do estranho "acelera, abranda" do comboio, lá consegui dormitar. Dormitar, sim, porque a partir do momento que despertei porque o comboio começou a andar no sentido contrário decidi perceber onde estava. Terreno àrido e poucas casas..."Onde é que vou parar?" Depois da abordagem de um hungaro vestido com o melhor fato de treino, momento em que pensei "pronto, já está!" e o ameacei com uma cabeçada à "cais sodré" lá cheguei a Budapeste Deli com a Raquel à minha espera!

Metro e eléctrico dominados, chegámos à magnífica casa perto do mercado central e da ponte "verde". Prédio antigo - casa magnífica!
O cheiro a queimado predomina na casa, mas desta vez nao foi do cabelo queimado, perdao, esticado, da austaliana ou da americana.
Se 5 pessoas animam uma casa entao é a loucura se e ponto de encontro antes de uma festa!
Foi o que aconteceu na primeira noite, Festa no Octagon, que acabou por ser num bar soberbo, no meio de dois predios em ruinas e com candeeiros de sala antigos!



Muitas festas mas nos outros dias à que aproveitar a cidade e ir visitar o lado Buda. Escalada à Igreja da Gruta , ao Palácio Real e o Frigyes Schulek (muralha e praça onde se vendia peixe), com uma magnífica vista sobre Peste!




Como `a que estar sempre em cima do acontecimento, depois da visita `a citadela, e ao lado Buda...Parlamento!



Tudo ainda pacífico, manifestacao mas ainda tudo calmo. Ate na Hungria espalho terror:P
Explosoes e invasoes dum lado e nos em festa em casa! E para verem o respeito que eu provoco ate em multidoes revoltadas. Confusoes, confusoes, pessoal Portugues `a parte.
Os tumultos continuaram mas deu tempo para ir fazer compras tecnológicas antes de partir. Parecia que estava na china...tudo baratinho:D
O regresso foi pacifico. O facto do comboio mudar de direccao ja nao me assustou e fui embalada com a conversa de um pescador croata!
Como ser turista tem as suas vantagens, nao paguei bilhete do autocarro pa casa oprque o motorista nao percebeu nada! Dia feito...
Grandes dias passados na companhia de bom pessoal!Obrigada.

Budapeste dominado!

Sem comentários: