Pois é mas passados 63 anos a imagem é completamente diferente! Para já estava um dia de sol e eu estava cheia de sono. Depois de uma noite no Metelkova em que descobri que era uma cigana de Roma e que vinha de Bremen, com pais portugueses e sabia falar português, eu e a Caroline decidimos levantar-nos cedinho e ir ao mercado. Ora, lá que a cidade já está mais agitada a isso já estamos habituadas mas hoje estava tudo um pouco muito apressado.
Depois de caminharmos uns metros e chegarmos `a rua ao longo do rio percebemos o ponto da questão. Como de certeza aconteceu à 63 anos atrás também hoje as pessoas corriam. Mas por razões diferentes. Hoje celebravam o próprio dia e aproveitavam para manter o seu nível fisico e fazer uma pequena grande maratona. Lá porque nós nos tinhamos acabado de levantar não pensem que não exercemos o nosso físico. Ora, há que fazer um aquecimento prévio para chegar ao mercado sem lesões musculares. Não sei se sabem mas fintar as pessoas ao longo da zona dos bares é uma tarefa que requer grande destreza e mobilidade fisica!
Passando a zona da meta, as surpresas continuaram. Tinhamos chegado à zona de reabastecimento dos atletas. Era só atletas de garfo! tudo sentadinho à mesa e a tratar da sua nutrição às 11h da manhã. E à Caro a ideia também lhe agradou. Ora toca de comer uma coisinha leve tal como a Bograč. Toda a festa era em honra da bela região perto da fronteira com a Hungria, Perkmurje. Portanto, estamos nos último mês de Erasmus, temos que viver tudo o que é de mais jenuino, pensei eu. Então, porque não comer uma bela soupa da pedra para aconchegar o estômago assim pela manhã? Bem, aconchegou o estêmago mas não a carteira. Deset, disse o Gospod. Ou seja, a módica quantia de 10 euros por duas soupas, 4 fatias de pão e duas tigelas que trouxemos para fazer jus ao preço daquele pequeno manjar.
Passeando o que restava da nossas substanciais Bogračs, passámos para a zona cultural onde assitimos a uma actuação dos grandes Gypsis Zolant, de Prekmurje. Algo de bem genuino;)
Aliás tudo ali era o mais genuíno possível. E essa genuidade paga-se e bem cara. Seguimos com a nossa lista de compras, e muita gente à nossa frente.
Carteiras vazias, sacos cheios de comida e sopa na mão, fomos pôr as compras a casa e seguimos para um belo Bela Kava.
Enfim vida difícil... à que estudar, e muito acreditem, mas também à que saber aproveitar os momentos de prazer que esta cidade proporciona!
2 comentários:
yeahhhhhhh.. soUpas p todos :P
tens é q te divertir a aproveitar todos os ultimos dias aí nessa bela cidade, desse belo país onde tão feliz estás a ser.. digo eu! q poetico! eheheh
beijinhos grandes******
nádiááááááááá
Ah pois é ...
Muito acompanhei, e continuo a acompanhar, dessa realidade. Por isso sei o quão especial é. Todas as particularidades: linhartova, Z&U, carol, centro, Metelkova, enfim ... tudo isso que te vai ficar na lembrança para sempre. É com pena que vejo que essa etapa está a chegar ao fim, mas ao mesmo tempo uma nova vai começar e sabes que eu cá estarei para te ajudar a abraçar o Mundo. Beijung grandung para tii e bjinhos para esse ppl que tb me marcou de alguma forma. aTÉ jAHA.
Os proximos 9 diazinhos vão ser curtos, eu sei, mas ao mesmo tempo completamente absorventes ... por isso FORÇAAAAAAAA ESPONJINHAAAAA :D:D:D:D
Enviar um comentário